Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira – ASSAI
A Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira (ASSAI), é composta por cerca de trinta famílias de diferentes etnias, que produzem, comercializam o seu próprio artesanato e propagam a cultura indígena do Alto Rio Negro.
.
A principal matéria-prima utilizada por esses artesãos, é a fibra vegetal das palmeiras de arumã e tucum, encontradas dentro de uma demarcação de Terra Indígena. Com o conhecimento tradicional indígena herdado, a extração é feita de forma licenciada e totalmente sustentável.
.
Os artesãos da ASSAI produzem luminárias, fruteiras vazadas, samburás (cestos de cipós), vasos vazados, bonecas feitas da fibra de tucum sobre abanos, colares, paneiros e balaios.
.
Através das vendas dos seus artesanatos, a ASSAI preserva os saberes e tradições dos seus ancestrais, fortalece o empreendedorismo indígena, a economia criativa e o manejo florestal sustentável.
Comunidade do Tumbira
A Comunidade do Tumbira está localizada a uma hora e meia, com trajeto feito de barco partindo de Manaus. A comunidade encontra-se dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, e é um modelo de boa gestão e execução de projetos que geram resultados positivos e que beneficiam os seus moradores.
.
Além de proporcionar a geração de renda e ao mesmo tempo, manter a floresta Amazônica em pé, a Comunidade do Tumbira tem o turismo, a gastronomia regional e o artesanato como principais incentivos para a sua economia, de uma forma totalmente sustentável e comunitária.
.
Em 2021, um dos moradores da Comunidade do Tumbira, Manoel Garrido, venceu um dos prêmios mais importantes do país, o prêmio Vogue e Design 2021, com uma coleção de bowls e vasos esculpidos em torno, feitos a partir de madeiras provenientes do manejo sustentável, intitulada “Coleção Tumbira”.
.
O valor alcançado nas vendas, será revertido para a Associação das Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, que possui um total de dezenove comunidades. Esse recurso irá auxiliar nos custos operacionais, colaborando com o esforço da manutenção e da conservação da unidade florestal.
Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na região do Lago de Acajatuba, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, na margem direita.
Um lugar de recepção afetuosa, belezas naturais amazônicas e comida regional feita com carinho. A comunidade apresenta uma bonita vocação ao artesanato, organizada pela Associação de Artesanato Sustentável – Grupo Japiim. Confeccionam peças a partir de madeira reutilizável e sementes, prezando pelo respeito ao ecossistema a que pertencem.
Ali o turismo é fundamental para a sobrevivência, sendo o principal meio de geração de renda. Com esta atividade é possível melhorar a qualidade de vida das famílias e fortalecer a comunidade.
Comunidade Indígena Ticuna Filadélfia
A comunidade indígena Ticuna Filadélfia está localizada no município de Benjamin Constant, no estado do Amazonas. A aldeia está localizada na margem esquerda do rio Solimões, a cerca de 700 quilômetros de Manaus.
A comunidade é habitada por cerca de 325 famílias Ticuna, totalizando cerca de 1.625 pessoas. Os Ticuna são um povo indígena da família lingüística Tucano, que habita a Amazônia há milhares de anos. A comunidade Filadélfia é uma das maiores comunidades Ticuna do Brasil.
A economia da comunidade é baseada na agricultura, na pesca e na caça. Os Ticuna cultivam uma variedade de produtos agrícolas, incluindo mandioca, milho, arroz, feijão e frutas. Eles também pescam no rio Solimões e caçam na floresta.
A comunidade também possui uma escola primária e uma associação de mulheres indígenas. A escola oferece educação básica para as crianças. A Associação de Mulheres Indígenas Ticuna /AMIT promove o artesanato e outras atividades econômicas para as mulheres da comunidade.
A comunidade Filadélfia enfrenta uma série de desafios, incluindo a pobreza, a falta de acesso a serviços básicos e a ameaça de invasão de terras. No entanto, a comunidade tem uma forte cultura e identidade. Estão trabalhando para preservar sua cultura e modo de vida.