lock Entrar

Impacto

Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira – ASSAI

A Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira (ASSAI), é composta por cerca de trinta famílias de diferentes etnias, que produzem, comercializam o seu próprio artesanato e propagam a cultura indígena do Alto Rio Negro.
.
A principal matéria-prima utilizada por esses artesãos, é a fibra vegetal das palmeiras de arumã e tucum, encontradas dentro de uma demarcação de Terra Indígena. Com o conhecimento tradicional indígena herdado, a extração é feita de forma licenciada e totalmente sustentável.
.
Os artesãos da ASSAI produzem luminárias, fruteiras vazadas, samburás (cestos de cipós), vasos vazados, bonecas feitas da fibra de tucum sobre abanos, colares, paneiros e balaios.
.
Através das vendas dos seus artesanatos, a ASSAI preserva os saberes e tradições dos seus ancestrais, fortalece o empreendedorismo indígena, a economia criativa e o manejo florestal sustentável.

Comunidade do Tumbira ​

A Comunidade do Tumbira está localizada a uma hora e meia, com trajeto feito de barco partindo de Manaus. A comunidade encontra-se dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, e é um modelo de boa gestão e execução de projetos que geram resultados positivos e que beneficiam os seus moradores.
.
Além de proporcionar a geração de renda e ao mesmo tempo, manter a floresta Amazônica em pé, a Comunidade do Tumbira tem o turismo, a gastronomia regional e o artesanato como principais incentivos para a sua economia, de uma forma totalmente sustentável e comunitária.
.
Em 2021, um dos moradores da Comunidade do Tumbira, Manoel Garrido, venceu um dos prêmios mais importantes do país, o prêmio Vogue e Design 2021, com uma coleção de bowls e vasos esculpidos em torno, feitos a partir de madeiras provenientes do manejo sustentável, intitulada “Coleção Tumbira”.
.
O valor alcançado nas vendas, será revertido para a Associação das Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, que possui um total de dezenove comunidades. Esse recurso irá auxiliar nos custos operacionais, colaborando com o esforço da manutenção e da conservação da unidade florestal.

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na região do Lago de Acajatuba, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, na margem direita.

​Um lugar de recepção afetuosa, belezas naturais amazônicas e comida regional feita com carinho. A comunidade apresenta uma bonita vocação ao artesanato, organizada pela Associação de Artesanato Sustentável – Grupo Japiim. Confeccionam peças a partir de madeira reutilizável e sementes, prezando pelo respeito ao ecossistema a que pertencem.

Ali o turismo é fundamental para a sobrevivência, sendo o principal meio de geração de renda. Com esta atividade é possível melhorar a qualidade de vida das famílias e fortalecer a comunidade.

Comunidade Indígena Ticuna Filadélfia

A comunidade indígena Ticuna Filadélfia está localizada no município de Benjamin Constant, no estado do Amazonas. A aldeia está localizada na margem esquerda do rio Solimões, a cerca de 700 quilômetros de Manaus.

A comunidade é habitada por cerca de 325 famílias Ticuna, totalizando cerca de 1.625 pessoas. Os Ticuna são um povo indígena da família lingüística Tucano, que habita a Amazônia há milhares de anos. A comunidade Filadélfia é uma das maiores comunidades Ticuna do Brasil.

A economia da comunidade é baseada na agricultura, na pesca e na caça. Os Ticuna cultivam uma variedade de produtos agrícolas, incluindo mandioca, milho, arroz, feijão e frutas. Eles também pescam no rio Solimões e caçam na floresta.

A comunidade também possui uma escola primária e uma associação de mulheres indígenas. A escola oferece educação básica para as crianças. A Associação de Mulheres Indígenas Ticuna /AMIT promove o artesanato e outras atividades econômicas para as mulheres da comunidade.

A comunidade Filadélfia enfrenta uma série de desafios, incluindo a pobreza, a falta de acesso a serviços básicos e a ameaça de invasão de terras. No entanto, a comunidade tem uma forte cultura e identidade. Estão trabalhando para preservar sua cultura e modo de vida.

Fechar
rotate_right
Fechar

Enviar mensagem

image
Fechar

Meus favoritos

image
error: O conteúdo está protegido!!
Notificações visibility rotate_right Fechar
image
image
arrow_left
arrow_right